sexta-feira, 15 de agosto de 2014

16 ANOS DE DEFASAGEM NOS SALÁRIOS NÃO PODEM SEREM RECUPERADOS EM 20 MESES

Meus amigos e minhas amigas, uma coisa que acredito que seja unânime entre os funcionários, o prefeito, o legislativo e o povo é a devida valorização dos professores e demais servidores públicos.
Acontece que a principal forma de valorização desses profissionais é oferecer um salário que permita viver com dignidade.  O que nem sempre acontece.
No ano de 1996, os salários do funcionalismo público, em especial dos professores, em Campo Limpo Paulista eram os mesmos que na cidade de Jundiaí. Esse foi o último ano do segundo mandato do prefeito José Roberto de Assis, que foi sucedido por dezesseis anos pelos doutores Luiz e Armando. Ou seja, se fossem mantidos os reajustes e aumentos reais idênticos aos praticados na cidade vizinha, hoje um Professor de Educação Básica I, que ganha pouco mais de R$2,3 mil em Campo Limpo Paulista estaria recebendo mais de R$3,1 mil. Uma diferença significativa cultivada por dezesseis anos de precarização dos salários.
Acho que os profissionais podem entender isso e quando dizem por aí que os salários em Campo Limpo Paulista são os mais baixos da região, estão certos, mas o x da questão é atribuir a culpa disso a quem realmente deixou os salários chegarem a esse ponto, já que o “bastão” foi entregue em excelentes condições.

Pode-se discutir as correções, mas não se pode exigir que um governo que está há apenas vinte meses no poder recupere as perdas acumuladas por dezesseis anos. É importante manter a luta, mas a mesma tem que ser direcionada sob a luz da razoabilidade. Há leis, há limites e nossa cidade, infelizmente já está muito próxima deles. É óbvio que todos gostariam de reajustes que corrigisse essas distorções, mas seria absolutamente irresponsável aplicar algo nesse sentido. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário