terça-feira, 19 de novembro de 2013

DIA DE LUTA PELA CONSCIENTIZAÇÃO DE QUE SOMOS TODOS IGUAIS

Meus amigos e minhas amigas, no dia 20 de novembro é "celebrado" o Dia da Consciência Negra, sendo feriado em diversas cidades da nossa região, inclusive em Campo Limpo Paulista.
Mas, toda vez que escuto isso, Dia da Consciência Negra, um leve incômodo me acomete. 
Não consigo entender por que existe este dia. Muitos amigos já tentaram me explicar, mas sinceramente, não consegui aceitar e acatar os argumentos. 
Algumas pessoas dizem que esse é um dia de luta pela valorização da raça negra e combater o racismo, outros que é um dia de se discutir a "dívida social" do país com os afro-descendentes, para alguns é só um feriado mesmo e para outros tantos é um dia de celebrar a cultura negra e sua contribuição para o desenvolvimento e formação da nossa sociedade.
O "X da questão" é, não seria esse um dia que formaliza e institucionaliza o preconceito em nosso calendário? Afinal, não existe o Dia da Consciência Indígena,o Dia da Consciência Morena ou o Dia da Consciência Amarela, por que os afro-descendentes precisariam de um dia de "consciência" exclusivo?
Particularmente, eu vejo todo cidadão brasileiro assim mesmo, como cidadão brasileiro, independentemente de cor da pele, crença, opção sexual, ideologia partidária ou formação. Mas, tenho "consciência" de que nem todo mundo pensa assim, portanto, não seria mais natural ter um "Dia de Luta pela Conscientização de Que Todos Somos Iguais" ?
Não sou acionista majoritário da razão, mas vejo preconceito explícito no Dia da Consciência Negra, pois é como se dissessem: "coitados dos negros, eles precisam de um dia deles, sejamos generosos e vamos cria esse dia". Inclusive, há muitos negros que pensam assim, é o que pode ser chamado de "auto-preconceito". 
Algo semelhante acontece no Dia da Mulher, não seria mais natural ser o Dia da Igualdade Sexista? Mesmo por que, a luta pela igualdade deve acontecer todos os dias. 
Todos os dias deve haver discussões sobre políticas públicas que contemplem de maneira igualitária negros, brancos, indígenas, orientais, homens, mulheres, ricos e pobres. 
Em minha modesta opinião, essa deveria ser a luta. Não, não sou contra o Dia da Consciência Negra, sou contra lutas étnicas, que podem fomentar ainda mais, o preconceito e a segmentação da nossa sociedade, pois acredito que só o fato de ser brasileiro já não nos dá direito de ter preconceito, afinal somos um dos povos mais miscigenados do mundo, portanto, todos temos um pouquinho de cada raça formando a "raça brasileira".

Nenhum comentário:

Postar um comentário