quinta-feira, 6 de junho de 2013

TUDO DE BOM PRÁ VOCÊ!


É estranho como as pessoas sempre pensam no lado pejorativo quando alguém lhe diz: "que você tenha em dobro tudo o que me deseja!"
Acredito que esse temor é pelo fato que essa simples frase nos remete a pensar sobre o que desejamos aos outros.
É muito comum aceitar isso como se tivéssemos rogando uma praga ou coisa parecida, pois pressupõe-se que só dizemos isso quando acreditamos que a outra pessoa nos deseja o mal, o que deveria ser um erro. Mas, infelizmente, a vida nos mostra que isso perturba tanto por que sempre desejamos que a outra pessoa esteja bem, desde que não esteja melhor que nós mesmos.
"Quero que você cresça, mas não quero que você seja maior do que eu, entendeu?"
Isso é subconsciente e o pudor demagogo não nos deixa expressar isso com palavras, daí o espanto quando proferimos (sic!) a tão famosa frase.
Será que sempre desejamos mesmo o bem aos outros? Será que faz sentido entrar nessa competição para ver quem é melhor sucedido? Será que deveria mesmo ser tão importante mostrar-se fora do fracasso?
O fracasso é parte da vida. Sofrer engrandece. Sem o não, o sim não faria sentido, sem a morte a vida não existiria. Então, por que sempre temos que deixar claro para a sociedade que estamos bem, que somos vencedores? Vencemos o quê? 
Vencer na vida é ser feliz. Vencer é estar cercado de pessoas que realmente te querem ver feliz e, se possível, participar dessa felicidade. Vencer não é ser o maior, o melhor, o mais rico, o mais bonito ou o mais inteligente. 
Vencer não ser mais, pode ser "ser menos".
Menos preocupado, menos estressado, menos doente, ter menos fome, ser menos egoísta.
Sejamos menos, quem sabe assim um dia ficaremos felizes, simplesmente por ver outras pessoas felizes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário