terça-feira, 18 de junho de 2013

MOBILIZAÇÃO, A MAIOR E ÚNICA VITÓRIA

Muitos amigos vêm me questionando sobre o objetivo prático das mobilizações e quais as vitórias alcançadas ou a serem alcançadas. A pergunta pertinente se dá ao fato de que são muitas bandeiras e nenhuma ação efetiva. De um modo geral não há sincronismo dentro do movimento, uns pedem "Passe Livre", alguns pedem o impeachment da presidenta Dilma, outros querem derrubar o governador Alckmin, muitos protestam contra os gastos da copa e alguns imbecis só querem depredar.
Sinceramente, acho pouco provável que haja a possibilidade de qualquer uma dessas reivindicações serem efetivamente conquistadas, pois todas elas juntas sintetizam uma luta contra o onipresente e subjetivo "sistema", algo que vai muito além de problemas pontuais.
Essa luta contra o sistema colocou em cheque o autoritarismo das "autoridades" e deixou claro que o povo, considerado por muitos políticos apenas um "detalhe", vem mostrando sua capacidade de desestruturar os "esquemas" e que a transparência até então transparecida não representa licitude.
Resumindo, a maior vitória até agora é justamente a maior vitória possível, a surpreendente mobilização que arriou as calças, e as fez borrar, dos ditos anuentes do poder.


Nenhum comentário:

Postar um comentário