segunda-feira, 3 de junho de 2013

MALANDROS E INGÊNUOS

No decorrer de nossas vidas cometemos erros. Esses erros muitas vezes prejudicam o caminhar de outras pessoas, mas, na maioria das vezes o maior prejudicado somos nós mesmos e o resultado é o castigo.
Agora por que vemos tanta gente cometer erros atrozes e em muitos casos saírem ilesos e impunes, gozando a vida e nossas caras atônitas? Simples, quando se comete um erro de forma premeditada, o agente pensa, analisa, calcula as consequências e a punição para esse erro é prevista em todas suas nuances, depurando assim os caminhos de defesa previamente. Ou seja, quando você comete um erro tendo plena consciência dele, você se prepara e o faz de modo a não deixar vestígios, ou deixá-los de forma pouco aparente.Uns chamam isso de inteligência, outros de articulação, eu chamo de malandragem.
Agora, quando cometemos um erro sem tê-lo de maneira clara e consciente, muitas vezes para resolver uma situação ou simplesmente para ajudar alguém, na verdade você não tem ideia desse erro e acaba por não se preparar para as eventuais consequências. 
Uns chamam isso de ingenuidade, outros de tolice, eu chamo de ausência de má intenção.
Porém, o preço pago é justamente o mesmo. 
Resumindo, apenas os malandros sobrevivem em meio a mares de lama e ninhos de cobra, já o resto é só o resto e paga o preço por ser honesto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário